5 formas de manter a sua coluna saudável - Espaço Manawa - Pilates - Jardins, Metrô Brigadeiro, Paulista

5 formas de manter a sua coluna saudável

O nosso dia-a-dia pode ser estressante. Filhos, casamento e trabalho podem demandar bastante do nosso tempo e energia. E tudo isso pode ter um impacto grande na nossa saúde e na saúde da nossa coluna, trazendo dor, tensão e desconforto que acabam sugando a gente. Por isso resolvemos tratar disso e pensamos em 5 formas de manter a sua coluna saudável e feliz! São só algumas dicas fáceis de lembrar e de aplicar na nossa rotina diária.

5 formas de manter a sua coluna saudável - mexa-sePrimeiro

Mexa-se

O movimento nutre a coluna. Desde que você não tenha nenhum problema que te impeça de fazer determinado movimento, você pode e deve se mover em todas as direções e de todas as formas possíveis. Isso faz com os nutrientes entrem nas estruturas da coluna, evitando a sua degeneração e o seu desgaste prematuro. Se você não sabe como fazer isso, dê uma olhada na nossa série Pilates na Rotina, damos várias dicas bacanas de como fazer isso com segurança.

Segundo

Durma bem

O nosso corpo precisa de descanso e ponto. Durante o dia, todas as estruturas da coluna que nos suportam contra a gravidade trabalham intensamente e quando nos deitamos, elas finalmente têm a oportunidade de relaxar e se recuperar.

A melhor forma de aproveitar esse momento é ter um colchão e travesseiro que permitam que a sua coluna realmente descanse de uma forma suportada e confortável. A escolha é muito pessoal e a melhor dica que podemos dar é experimentar o máximo de colchões e travesseiros possível! Vá a uma boa loja e deite-se nos colchões. Deite de lado, de barriga para cima, de barriga para baixo. Explore todas as posições que você costuma ficar quando dorme. Você verá que o colchão mais caro nem sempre é o mais adequado para as suas necessidades.

Terceiro

Levante da cadeira

5 formas de manter a sua coluna saudável - caminhe

O discos intervertebrais da sua coluna lombar podem sofrer uma sobrecarga três vezes maior sentando se comparado com a posição em pé. Por isso longos períodos sentado podem agravar qualquer dor na coluna.

E o pior disso tudo é que quando estamos sentados na frente de um computador, temos a tendência de nos inclinar para frente, aumentando ainda mais a compressão em cima dos discos.

É importante evitar permanecer sentado por longos períodos de tempo. Levante-se e caminhe a cada meia hora, quando for falar ao telefone, aproveite para fazer uma caminhadinha enquanto conversa.

Quarto

Massagem

5 formas de manter a sua coluna saudável - massagemAlém de aliviar o estresse, massagens em geral tem um monte de outros benefícios terapêuticos. Uma boa massagem ajuda a liberar endorfina, um neurotransmissor que promove, dentre outras coisas, a sensação de prazer e o alívio da dor, além de melhorar o fluxo sanguíneo, o que traz nutrientes importes que ajudam a acelerar a regeneração tecidual.

Quinto

Fortaleça o core.

Ahhh o core! Se esses músculos não estiverem em dia, você tá dando espaço para aquela dorzinha chata voltar. Mas pior do que isso, o core previne a degeneração prematura das estruturas que mantém a coluna em dia e isso com certeza não deixará a sua coluna feliz.5 formas de manter a sua coluna saudável - core

Resumindo a história toda, nossos corpos foram feitos para o movimento e o movimento é o que nutre a nossa coluna.

E não deixe de ler o nosso post sobre dor lombar, tem mais coisa bacana por lá!

Fabio

Gostou das dicas, quer mais?! Envie sugestões de temas e venha conhecer o nosso trabalho no Espaço Manawa!


Interaja com a equipe Manawa!