4 exercícios de Pilates que você pode fazer no trabalho! - Espaço Manawa - Pilates - Jardins, Metrô Brigadeiro, Paulista

4 exercícios de Pilates que você pode fazer no trabalho!

Então você ficou preso no trabalho e precisa de um alívio rápido para encarar o resto dia? Vamos aos 6 exercícios de Pilates que você pode fazer no trabalho, na frente do computador!

Respiração

Sim, sabemos que você está respirando, mas você já parou para pensar e sentir como está fazendo isso?!

Certo, então vamos começar juntos. Comece com uma postura bacana, abra o peito, sinta a sua cabeça crescendo em direção ao teto, relaxe seu corpo todo e comece a inspirar pelo nariz. Sinta como os seus pulmões se enchem de ar e como o movimento natural da sua caixa torácica promove essa inspiração. Faça isso sem pressa alguma, esse é o seu momento… Agora expire pela boca, como se fosse assoprar uma vela, mas com menos intensidade. Tente prolongar essa expiração o máximo que puder. Sinta o que acontece com seu corpo quando você expira dessa forma. Ele relaxa…

Continue nesse ritmo e clique no vídeo abaixo, é rápido, em um minuto seu dia vai mudar muito!

Imprint e Neutra

Quando ficamos muito tempo sentados, a nossa coluna fica na mesma posição por muito tempo. Depois de um dia inteiro sentado, é normal que você sinta tensão e rigidez, especialmente na região lombar, a base da nossa coluna.

Quer um jeito fácil e rápido de sanar isso?! Role a pelve da neutra para o imprint e de volta à neutra. Não entendeu o que disse? Então vamos juntos nessa…

Comece com a sua pelve na posição neutra e vertical. Sabe aqueles ossinhos que ficam pressionando contra o chão quando sentamos numa superfície dura? Pois bem, esses são os seus ísquios, quando sentamos em cima deles, deixamos a pelve no que chamamos de posição neutra. Comece por aí.

Depois, movimente a sua pelve para o que chamamos de imprint. Role a sua pelve levando o peso para trás dos ísquios. Faça isso de uma forma leve, não precisa empurrar a sua lombar para trás com muita força, a ideia aqui é aliviar a tensão criada pelos músculos dessa região.

 Rolamento para Baixo

Esse também é simples. Comece com aquela mesma postura bacana em que você começou para respirar. Agora comece a rolar a sua coluna para frente e para baixo, como se tivesse uma melancia na sua barriga e você quer arredondar o seu tronco em torno dela. Sinta a sua coluna descolar do encosto da cadeira, uma vértebra por vez. Role até onde for confortável. Depois, role de volta para cima.

4 exercícios de Pilates que você pode fazer no trabalho - rolamento para baixo     4 exercícios de Pilates que você pode fazer no trabalho - rolamento para baixo 2

Novamente, esse é um daqueles movimentos que servem para aliviar as tensões criadas pela musculatura das costas, além de promover a nutrição para todas as estruturas que fazem parte da coluna.

Se quiser um algo a mais, alongue a sua perna e puxe a ponta do seu pé na sua direção enquanto rola a coluna. Assim você alonga toda a musculatura da parte de trás das pernas que costuma carregar muita tensão no dia a dia.

Extensão Torácica

Tudo que vai numa direção deve ser compensada na direção oposta. Se você rolou para frente, tá na hora de rolar para trás também.

Faça o seguinte, coloque as suas mãos na mesa à sua frente, afastadas na distância dos ombros. Agora faça uma leva pressão contra a mesa e abra seu peito para o teto, deixe a sua cabeça inclinar só um pouquinho para trás, junto com a sua coluna.

4 exercícios de Pilates que você pode fazer no trabalho - extensão torácica     4 exercícios de Pilates que você pode fazer no trabalho - extensão torácica 2

Um adendo! Na primeira imagem , o ideal seria ter essa tela na altura dos olhos, assim evitamos inclinar a cabeça para frente, criando tensão na cervical.

Existem várias outras coisas simples e bacanas que podemos fazer em qualquer lugar, inclusive no trabalho. O principal é não ficar parado por muito tempo!

Gostou das dicas, quer mais?! Envie sugestões de temas e venha conhecer o nosso trabalho no Espaço Manawa!


Interaja com a equipe Manawa!