Princípios Básicos I - Espaço Manawa - Pilates - Jardins, Metrô Brigadeiro, Paulista

Princípios Básicos I

Para iniciarmos os trabalhos, vamos falar um pouco sobre o que torna o nosso método tão especial, eficiente e vasto: os 5 Princípios Básicos da STOTT PILATES®.

O Pilates, quando bem feito, é seguro e eficiente. Mas muitas vezes nos perguntamos como podemos garantir essa segurança na nossa prática. É aí que entram os Princípios Básicos. Com eles em cena, vai ser difícil a coisa desandar!

1- Respiração

É por aqui que tudo começa, então porque você não relaxa e começa a inspirar pelo nariz e expirar pela boca?

Dessa forma inspiramos um ar de melhor qualidade e sempre que soltar, faça-o entre os lábios semi-cerrados, aumentando assim a ação abdominal.princípios básicos - respiração

Concentre-se na expansão da caixa torácica, em especial a parte inferior e posterior, sem esquecer de não deixar a parte superior se abrir demais.

Tudo isso ajuda na contração do assoalho pélvico e do músculo transverso do abdome que são importantes estabilizadores da região lombo pélvica.

2- Posicionamento da Pelve

É aqui que nós começamos a trazer uma maior atenção às curvas da coluna vertebral, e vamos fazer isso de baixo para cima.

Neutra – Queremos deixar um espaço confortável entre o chão e a coluna lombar. Isso é muito mais funcional, natural e seguro, além de favorecer a respiração!

princípios básicos - pelve neutra

Imprint – Sempre que tiramos os pés do chão, a carga sobre a coluna aumenta. Para protegê-la, aproximamos a lombar do chão pela ação direta dos músculos abdominais e só então os pés sobem. Isso é o imprint, muito mais seguro!

princípios básicos - imprint

Gostou das dicas, quer mais?! Envie sugestões de temas e venha conhecer o nosso trabalho no Espaço Manawa!


Interaja com a equipe Manawa!