A arte de instruir Pilates - Espaço Manawa - Pilates - Jardins, Metrô Brigadeiro, Paulista

A arte de instruir Pilates

Esse é um texto escrito a algum tempo atrás pela nossa instrutora sênior e Treinadora da STOTT PILATES, a Melina Caleffi. Esse é um dos assuntos em que ela é especialista, a arte de instruir Pilates. Para ser um instrutor de sucesso é necessário que você tenha uma boa noção de anatomia, biomecânica, fisiologia do exercício, mecanismo de lesões e ser um bom comunicador. E é isso que vamos discutir hoje. Você verá que não existe um certo ou errado para isso…

A arte de instruir Pilates - MiA arte de instruir Pilates está em observar o corpo e entender a forma mais direta de abordá-lo.

O ato de ensinar requer conhecimento, prática e paciência para transmitir as informações de uma maneira clara e objetiva. A bagagem que cada pessoa carrega é consequência do acumulo de diferentes experiências corporais, diferentes formações acadêmicas e das diversas informações adquiridas de forma empírica ou experimental durante a vida.

A arte de instruir Pilates - ReM

O professor deve ser um facilitador para a aprendizagem. Deve proporcionar diferentes experiências para que cada aluno possa traçar o próprio caminho para o conhecimento.

O profissional do movimento além de possuir uma base técnica de elementos biomecânicos e anatômicos também deve desenvolver as habilidades corporais entendendo os próprios limites e aptidões.

Dessa forma, será muito mais simples para o professor compreender a dificuldade do aluno e encontrar a melhor opção de exercício.

AA arte de instruir Pilates - Fabitos partir do conhecimento e da experiência de cada professor a aula poderá ter diferentes “caras”. Alguns professores enfatizam o uso de imagens para facilitar a execução dos exercícios, outros descrevem minuciosamente o movimento e alguns utilizam a linguagem técnica durante as explicações.

O que é interessante perceber, independente da opção escolhida para instruir, é se a progressão está acontecendo de maneira correta e se a  comunicação com o aluno está eficiente.

Essa percepção do profissional do movimento irá determinar o sucesso das aulas e do desenvolvimento do aluno na técnica.


Interaja com a equipe Manawa!